quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Minecraft, o que é isto?





Minecraft (Minecraft pronúncia /main-créft/) é um jogo quadrado, onde o jogador/engenheiro constrói seu mundo e tem que ficar alerta, pois quando anoitece no jogo, aparecem uns manolos tipo o de nome Herobrine (em homenagem ao irmão do criador Notch que faleceu), que é uma espécie de fantasma, ou “Mob”, o personagem que inicialmente tinha a mesma aparência de Steve (personagem anterior do irmão), tem agora olhos totalmente brancos, grandes e brilhantes, que podem ser vistos facilmente à noite. 

Por ser um jogo eletrônico tipo sandbox e independente, ele tem um mundo aberto que permite a construção usando blocos (cubos) dos quais o mundo é feito, (ou seja, um mundo “quadradão”). Pode ser adquirido e jogado tanto em PC’s, ou nas versões para XBOX 360. O suporte ao iOS e Android já foi feito. Temporariamente, a versão do Minecraft no Android foi exclusiva do Xperia Play. A versão para Xbox 360 com Kinect foi desenvolvida pela 4J Studios. Esses aí, claro, são pagos mas ainda dá para baixar umas versões simples e de graça em vários sites.



O Minecraft pode ser jogado em modo single player e multi player em três variantes: creative, onde há recursos ilimitados, nenhum perigo e pode-se voar livremente; survival, onde os jogadores precisam coletar recursos, criar itens e ganhar níveis, e onde monstros perigosos surgem à noite; e hardcore, similar ao survival. No Minecraft não existe ainda um sistema de desafios, aventuras ou fases prontas para o jogador fazer, você apenas constrói de transforma o mundo todo da forma que quiser. O ciclo do Minecraft se renova a cada 20 minutos, ou seja, são 10 minutos de dia, 1,5 minutos de pôr do sol e nascer do sol e 7 minutos de noite. Durante a noite, muitos mobs hostis aparecem pelo mapa, então você deve tomar muito cuidado ao sair para explorar, principalmente se não tiver nenhuma arma.
 A aparência e gráficos "quadrados" do jogo são o que o torna especial, e não apenas mais um jogo de construção.
Foi criado por Markus "Notch" Persson. O desenvolvimento de Minecraft começou por volta do dia 10 de maio de 2009. A jogabilidade foi baseada nos jogos Dwarf Fortress, Dungeon Keeper e Infiniminer. Foi vencedor do prêmio VGA 2011 de jogos independentes. A base do jogo é a construção de bases e exploração, você pode interagir com quase todas as partes do cenário, que é constituído integralmente de blocos tematizados, cada um com uma função, como a pedra, que serve tanto na produção de algumas ferramentas, como também pode ser utilizada para construção. Existem alguns blocos mais raros, como Diamante e Ouro, que são necessários para a fabricação de melhores ferramentas.
 Minecraft é um jogo basicamente feito de blocos, tendo as paisagens e a maioria de seus objetos compostos por eles, e permitindo que estes sejam removidos e recolocados em outros lugares para criar construções, empilhando-os. Além da mecânica de mineração e coleta de recursos para construção, há no jogo mistura de sobrevivência e exploração. 






Jogar Minecraft é usá-lo como ferramenta criativa. Por se tratar de um jogo sandbox, a liberdade vai muito além de empilhar blocos, sobreviver e coletar ítens, diversos experimentos podem ser feitos, como um avançado canhão de TNT ou uma Armadilha de Monstros que aproveita as correntes de água.
Não há forma de vencer em Minecraft, uma vez que não há objetivos requeridos e enredo dramático que necessite ser seguido. Os jogadores passam a maior parte de seu tempo simplesmente minerando e construindo blocos de material virtual, daí o nome do jogo. Uma vez que os jogadores tenham coletado e construído um inventário suficiente de recursos, eles usam estas aquisições virtuais para conceber casas e paisagens, muitas vezes construindo todos os tipos de estruturas de blocos.
Ou seja, este jogo é uma espécie de teste vocacional para você experimentar se quer ser engenheiro ou não.
Curiosidade interessante:

  •        O Jogo vendeu mais de 1 milhão de cópias no dia 12 de janeiro de 2011, pouco depois da versão Beta do jogo ter sido lançada. Mais de 11 milhões de usuários únicos se cadastraram no site oficial do jogo, dos quais 25% compraram o jogo. Ainda na versão Beta alcançou mais de onze milhões de registros, e vendas de quase três milhões. Em 15 de setembro de 2014 foi anunciada a compra do jogo (juntamente com a empresa produtora, Mojang) pela Microsoft por US$2,5bi.


A lenda existe desde o lançamento do Minecraft Alpha e muitas histórias giram em torno dela. Alguns dizem que, para o Herobrine aparecer, é necessário ter pelo menos 200 horas de jogo em um mesmo mapa no modo “Sobrevivência” no nível "Difícil" sem morrer. Depois deste período, coisas estranhas começam a acontecer. Relatos afirmam que as tochas de suas casas e cavernas são trocadas por tochas de redstone, os vidros e os blocos são quebrados e, o mais aterrorizante, o fantasma passa a fazer breves aparições pelo mapa. Imagine só, o usuário no modo single-player começa a ver outro jogador estranho andando pelo seu mundo?

O primeiro relato sobre a aparição do "fantasma" conta que durante a criação de um mapa no modo single-player, quando tudo parecia normal, o jogador viu algo se mexendo na densa neblina que se forma quando você joga com a renderização mínima. No momento, ele pensou que era uma vaca. Contudo, ao chegar mais perto, o jogador reparou que não era um animal, mas sim outro personagem, como se fosse outro player usando a skin padrão do Minecraft, mas, em seus olhos não havia nada, apenas um espaço branco.

Pensando que seu mapa estivesse no modo multiplayer sem que ele soubesse, o jogador verificou várias vezes, mas estava no modo single-player. Além disso, um detalhe chamou sua atenção, o outro jogador não tinha um nome sobre sua cabeça, como acontece nos jogos com mais de um usuário. Aquela situação não durou muito tempo, o “outro jogador” apenas o olhou por alguns segundos e logo correu para a neblina e desapareceu.

Mesmo estando um pouco confuso, o jogador continuou jogar, mas coisas estranhas continuaram a aparecer. Ao explorar seu mapa, ele encontrou nas montanhas túneis 2×2, como se alguém tivesse minerado aquele lugar, pequenas pirâmides de areia perfeitas no meio do mar e árvores das florestas com suas folhas cortadas, situações que não acontecem normalmente quando um mapa é gerado. Enquanto jogava, ele constantemente pensava ter visto o “outro jogador” no denso nevoeiro, mas nunca conseguia ter uma visão clara dele.
Primeira aparição de Herobrine em Minecraft (Foto: creepypastabrasil)
 Quando terminou de jogar, ele decidiu ir ao fórum do jogo para ver se alguém já tinha passado por alguma experiência parecida, mas, parece que ninguém encontrou este “outro jogador”. Para debater melhor o assunto, ele criou o seu próprio tópico com o tema, entretanto, depois de cinco minutos ele foi deletado. Tentou criar o tópico mais uma vez e ele foi apagado ainda mais rápido que o primeiro. Depois disso, ele recebeu uma mensagem de um usuário chamado “Herobrine”, que dizia apenas uma palavra: “Pare”. Ao tentar olhar o perfil do usuário, a página deu erro.

Logo depois, o jogador recebeu um e-mail de outro usuário, que dizia que os “mods” podiam ler os fóruns e que era mais seguro se comunicar por e-mail. Na mensagem, o outro usuário também dizia que havia um pequeno “fórum” que reunia outros jogadores que passaram pela mesma experiência. Um mês depois, o usuário voltou a entrar em contato, dizendo que, quando procuraram pelo nome Herobrine descobriram que este era o nome utilizado por um jogador na Suécia, o irmão de Notch. Pessoalmente, o jogador enviou um e-mail para o criador do jogo perguntando se ele realmente tinha um irmão e recebeu a seguinte resposta:

“Eu tinha, mas ele não está mais entre nós."

Notch
Removed Herobrine - esta informação está presente nas notas de atualização do jogo. (Foto: Reprodução)
Desde então surgiram várias outras histórias em torno desta lenda. Alguns dizem que o irmão de Notch havia morrido afogado e teria sido adicionado ao jogo como uma homenagem. Embora a Mojang negue a existência do Herobrine, sempre que há alguma atualização grande, eles colocam na lista de modificações que o “Herobrine foi removido”.

Dificilmente saberemos se esta lenda é verdadeira ou não, mas, através de alguns mods e mapas podemos ter a sensação real de medo e apreensão que esta história pode oferecer. O mod mais famoso é o “The Herobrine mod”. Nele, o jogador pode invocar o temido fantasma através da construção de um totem feito com dois blocos de ouro na base, um bloco específico do mod com o rosto do Herobrine - feito com oito ossos e uma areia das almas - e uma netherrack no topo. Para ativá-lo, é preciso atear fogo no bloco do topo e esperar que um raio caia no local, indicando que o monstro já foi invocado.

Neste mod, o jogador vai ter que se preparar para enfrentar desafios, como armadilhas, buracos no chão e animais possuídos. Além disso, é preciso estar preparado para as aparições repentinas do temido Herobrine, que não vai se limitar a apenas surgir na sua frente, ele também poderá estar equipado com uma picareta de diamante pronto para te matar (o que normalmente acontece).

Alguns jogadores dormem a noite para não precisarem enfrentar os monstros, mas, neste mod, ele não se está seguro nem no mundo dos sonhos. Durante o sono, o Herobrine costuma invadir os sonhos do jogador, prendendo-o em casas sem portas, em piscinas de água e lava que podem matar o usuário enquanto ele dorme. Então, cuidado ao jogar este mod e lembre-se, você não está sozinho e a qualquer momento você pode ser surpreendido.

Outra forma de você se assustar ainda mais no universo de Minecraft é através de um mapa de aventura que se tornou muito popular recentemente, o “Herobrine’s Mansion” (Mansão do Herobrine, em português). Tendo em vista que o mod do Herobrine só pode ser jogado no modo single-player, este mapa é ideal para jogar com os amigos, levando muitos sustos e enfrentando os desafios propostos pelo criador do cenário personalizado.

Nesta aventura, os jogadores encontrarão vários monstros customizados, seis chefes diferentes, uma história assustadora e, é claro, o Herobrine.

Até o momento não há provas de que o misterioso “espírito” realmente exista dentro do jogo. A desenvolvedora de Minecraft já declarou por várias vezes que o Herobrine é apenas uma lenda, contudo, ela brinca com a imaginação dos jogadores, colocando sempre em sua lista de atualizações a mensagem de que ele foi removido.

Qual será a verdade? Você já encontrou o Herobrine?”

Bom isso é tudo pessoal!!!
by Andrielle

Sem comentários: