quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Princesas?



Disney Princesa é uma franquia de mídia de propriedade da The Walt Disney Company, incluindo uma linha de personagens femininas de ficção que têm aparecido em vários filmes de animação da Disney. Atualmente, a franquia contém onze personagens em sua linha, de dez filmes da Walt Disney Animation Studios e de um filme da Pixar, que são parte da realeza por nascimento, casamento ou são consideradas princesas devido aos seus atos heroicos em seus filmes. Em seu inicio, a franquia era composta por uma grande diversidade de personagens, que foram retiradas, por causa de impopularidade ou por que eram muito jovens. 
Originalmente, a franquia era composta por Branca de Neve, CinderelaAuroraArielBelaJasminePocahontas e Mulan, chamadas pelos fãs como "As Princesas Clássicas" ou "As Oito Princesas Originais". Tiana, Rapunzel e Mérida foram coroadas recentemente, devido a grande popularidade de seus filmes, sendo chamadas pelos fãs como "A Nova Geração de Princesas". As personagens Anna e Elsa do filme Frozen: Uma Aventura Congelante, são consideradas por muitos fãs para serem adicionadas a franquia, no entanto, em Abril de 2014, a Disney revelou que nunca teve planos para adicionar elas, embora a Disney Store confirmou que ainda há uma forte probabilidade de que elas serão adicionadas a franquia em algum momento no futuro. 

Más se você é como eu, e gosta de ver as princesas mais parecidas com as vilãs, temos algumas amostras de possíveis “realidades” das nossas encantadas.

Rodolfo Loaiza um artista mexicano que foi além e mostra que o mundo aparentemente perfeito dos príncipes e princesas também pode ser REAL e às vezes até trágico. A ideia do artista era humanizar os personagens encantados. 








O artista sueco Herr Nilsson, também trabalhando com esta ideia de humanização dos personagens. A ideia do artista é mostrar como olhamos o bem e o mal do mundo, e também, mostrar que princesas e ursinhos bonitinhos também têm um lado obscuro.















Para  Murray Stein, no livro  Jung – O Mapa da Alma, “todo ego tem sua sombra. Isso é inevitável. Ao adaptar-se e enfrentar-se com o mundo, o ego, de um modo inteiramente involuntário, emprega sombra para executar operações desagradáveis que ele não poderia realizar sem cair num conflito moral. (…) A maioria das pessoas não sabe que é tão egocêntrica e egoísta quanto na realidade é, e quer apresentar ser altruísta e ter o total domínio dos seus apetites e  prazeres. A tendência das pessoas é, antes, para esconder tais traços dos outros e de si mesmas por trás de uma fachada que as mostre atenciosas, ponderadas, empáticas, refletidas e benévolas. (…) Com exceção das ovelhas negras.(…)  Se uma pessoa rechaça completamente a sombra, a vida é correta mas terrivelmente incompleta…”no livro  Jung – O Mapa da Alma, “todo ego tem sua sombra. Isso é inevitável. Ao adaptar-se e enfrentar-se com o mundo, o ego, de um modo inteiramente involuntário, emprega sombra para executar operações desagradáveis que ele não poderia realizar sem cair num conflito moral. (…) A maioria das pessoas não sabe que é tão egocêntrica e egoísta quanto na realidade é, e quer apresentar ser altruísta e ter o total domínio dos seus apetites e  prazeres. A tendência das pessoas é, antes, para esconder tais traços dos outros e de si mesmas por trás de uma fachada que as mostre atenciosas, ponderadas, empáticas, refletidas e benévolas. (…) Com exceção das ovelhas negras.(…)  Se uma pessoa rechaça completamente a sombra, a vida é correta mas terrivelmente incompleta…”

Outras versões das "Princesas".

Versão The Walking Dead: 





 Pin-up:







Fashionista:
 Sailor Moon:

Rock in Roll:





 Plussize:


 "The Empress Eugénie Surrounded by her Ladies in Waiting", do pintor Franz Xaver

Imagens: WEB

adaptação by Andrielle

Sem comentários: